FAQ´S
Para podermos dar um acompanhamento mais eficaz ao seu caso, sugerimos que nos contacte para nomearmos um dos nossos comerciais, a fim de se deslocar às vossas instalações e assim proceder à avaliação da situação para apresentar a melhor proposta.
Se a viatura for de uma empresa, são necessários os seguintes documentos:
1. Os documentos da viatura: Livrete e Título de Registo de Propriedade ou o Documento Único
2. NIF da empresa
3. Modelo 9 assinado
Se a viatura for de um particular, são necessários os seguintes documentos:
1. Os documentos da viatura: Livrete e Título de Registo de Propriedade ou o Documento Único
2. Fotocópia do BI/CC (Facultativo | Usado para fins de verificação de assinatura)
3. NIF
4. Modelo 9 assinado
Para além dos documentos solicitados na pergunta acima, é necessário uma Certidão de Propriedade, para substituir o Registo de Propriedade. Esta certidão pode ser pedida na Conservatória do Registo Automóvel ou no site Automóvel Online.
Será necessário um documento emitido pelo IMT, que contém a informação que consta no Livrete do Carro, substituindo o Livrete da viatura.
Adicionalmente será necessário o Modelo 13 do IMT devidamente assinado
Apenas são necessários mais dois documentos ao da questão “Tenho uma viatura e quero abatê-la. Como faço?”. São eles:
- Habilitação de herdeiros (ou outro documento que indique quem é o cabeça de casal da herança, bem como quem são os restantes herdeiros).
- Declaração assinada por todos os herdeiros em como aceitam entregar a viatura para abate. Juntar fotocópia do BI/CC e do NIF de todos os intervenientes (tendo em conta a Lei nº 91/2015, de 2 de agosto, caso não seja de vontade dos herdeiros o fornecimento da fotocópia do BI/CC, terão que se deslocar às nossas instalações com os documentos originais).
Todo o processo é feito em nome da cabeça de casal da herança.
Se a sua dúvida não foi esclarecida, contacte-nos.